Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resolução Alternativa de Litígios

Resolução Alternativa de Litígios

A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que os consumidores portugueses e europeus têm de recorrer a entidades imparciais que os ajudam a resolver um conflito de consumo, de uma forma que é mais fácil, mais rápida e menos dispendiosa do que o recurso aos tribunais.

Sem prejuízo do direito de submeter o litígio à apreciação e decisão de um tribunal judicial, em caso de conflito de consumo, o Cliente consumidor que seja cidadão de um dos países da União Europeia pode recorrer à Plataforma Europeia de Resolução de Litígios em Linha, disponível em http://ec.europa.eu/consumers/odr.

Em Portugal, o Cliente consumidor pode ainda recorrer a uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios de consumo, consoante a que seja competente:

  • Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo – CNIACC
  • Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve – CIMAAL
  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra – CACRC
  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa – CACCL
  • Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto – CICAP
  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral – TRIAVE
  • Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo) – CIAB
  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Madeira – CACC RAM
  • Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa – CAUAL
× Posso ajudar?